segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

o chá de fraldas

Hello blogosfera,

Como prometido, tô aqui contando tintim por tintim sobre o tal chá de fraldas. Inicialmente fiquei com receio de postar foto e acabar sendo reconhecida por alguém lá no tio Google. Decidi deixar rolar antes que a paranoia instalasse, afinal, seria muita coincidência, né?! Se por acaso você foi o sorteado de cair aqui e me reconhecer, faça que nem os pinguins de Madagascar, apenas sorria e acene, mantendo o sigilo pra eu não ficar com vergonha.


Ps.: antes de mais nada, num tô fazendo merchan não, as pessoas aqui citadas nem sonham que eu tenho um blog.

Vamos ao que interessa... Tudo começou quando eu não queria fazer um chá. Uma amiga, que trabalha com decoração de festas, o ‘Arquitetas da Festa’, me deu um empurrão: vamos fazer, te ajudo. Juntou com a vovó: comidinha é por minha conta, e com a ajuda das titias, o chá rolou.



Quem veio?

Inicialmente tínhamos a intenção de fazer um chá maior pra todo mundo. Botando na ponta do lápis, ficaria muito caro e optamos por fazer algo mais íntimo com um toque de glamour e apenas pra mulheres. Chamamos uma média de umas 60 pessoas, com a certeza de que umas 5 no mínimo não viriam por motivos de viagem ou por morar longe. Dessas mulheres, tivemos confirmação de quase 50. Dentre mortas e feridas, salvaram-se 41 delas (que era mais ou menos o que eu estava esperando – entre 40 e 45). Choveu no dia, isso complicou um pouco.

O que servimos?

Salgados - Buffet by vovós, bisa e titia da biscoitinha. Teve fricassê da vovó, mini croissant, empadinhas da bisa, barquete, cachorro quente (pq a gente tem q meter o pé na jaca, neammm), torradinhas com pastinhas de tomate seco e alho poró (tudo feito pela vovó) e guacamole da titia;

Doces – brownie da titia, docinhos da vovó, rabanada dos titios da ‘Rabaneiros’.

Os cupcakes + bolo + biscoitinhos decorados + macarons foram encomendados.

Refri + mate + suco pra mulherada. E a parte glamour contou com espumante Rose.

E a decor?

Como a grande maioria das comidinhas, foi mão na massa. A titia do ‘Arquitetas da Festa’ dava os comandos e eu e as outras titias íamos produzindo junto. A galera do snapchat acompanhou tudim.

Teve painel de borboletas (coladas uma a uma), mudinhas de lavanda pra dar de brinde (feitas uma a uma também por nós), muitas flores (e pra achar lavanda florida nesse calor do Hell de Janeiro, minha gente? Rolou um plus de lavanda artificial pra dar um upgrade na categoria).

Metade das louças utilizadas na mesa foram da titia que trabalha com festas, e uma outra parte foi alugada.



O que pedimos?

Como optamos por sugerir marca, pedimos apenas fraldas. As marcas foram: Pampers, Mamypoko e Huggies Turma da Monica nos tamanhos P, M ou G. Ganhamos extra 2 pacotes de RN e 2 pacotes de XG.

Pensando em pacotes com 20 fraldas e pacotes com 40, fiz uma média de 30 fraldas por pessoa x 41 mulheres presentes, isso me daria algo em torno de 1230 unidades de fralda. Era o que eu imaginava ganhar.

As convidadas foram muuuuito generosas, ganhamos fraldas de excelente qualidade, e de quebra ainda rolou algum presentinho ou lenço umedecido. O total foi de: 1848 fraldas!!!! Muito acima do que eu imaginava.

Desse total, ganhamos no chá:
RN e P – 408 fraldas   /   M – 1136 fraldas   /   G e XG – 304 fraldas

Somando com as fraldas que eu já havia comprado na Black Friday, ficamos com:
RN e P – 591 fraldas   /   M – 1372 fraldas   /   G e XG – 418 fraldas

Conclusão: temos fralda M pra caramba!!!!!

Entre erros e acertos:
  • Erro no 1 – lá fui eu enlouquecida aproveitar essa tal de Black Friday com promoção de fralda (tava bom, tava ótimo) pensando que as fraldas que ganharia no chá obviamente não seriam suficientes pro primeiro ano da filhota, afinal, não estávamos convidando tanta gente assim.
  • Erro no 2 – Especifiquei em alguns (poucos) convites tamanhos P, M e G apenas para garantir. Na maioria dos convites coloquei a opção ‘Tamanho M ou G’ pra dar uma certa liberdade pra pessoa escolher. Taí meu enorme erro. Quase todas as pessoas com convite M ou G simplesmente deram fraldas M. Recebemos fralda G apenas daqueles convites que enviamos ‘Tamanho G’.
Dica: especifiquem direitinho que tamanho pedir. Façam a conta, levem em consideração o tamanho do pai e da mãe do bebê, pra evitar sobra de fralda.

Quantas usaremos?

Usando várias planilhas de pesos do bebê que peguei lá no bff Google, fiz uma estimativa de quantas fraldas minha bebê usaria em seu primeiro ano de vida

Tamanho RN/XP e P- são os tamanhos que mais existem variação de acordo com as marcas. A RN da Pampers é até 4,5kg, enquanto a da Huggies, até 4kg. Ganhamos um pacote de RN da Pampers Confort Sec que suporta até 6kg. Eita doidice.
O tamanho XP da Pampers suporta a mesma quantidade de quilos que o tamanho P da Huggies (6kg). Já a P da Pampers vai até 7,5kg. É pra deixar qualquer mãe doida, né?! Passei a considerar por quilos, e não mais pelo tamanho estipulado pela marca.
Então lá vamos nós: o tamanho RN acho mais precavido deixar pra comprar perto da ultima ultra, onde temos uma noção do peso do bebe, e deixar pra comprar mais após o nascimento, caso necessário. Por aqui temos 80 fraldas RN da Pampers, o suficiente para os 10 primeiros dias (levando em consideração o uso de 8 fraldas por dia). Se precisarmos de mais, papai corre pra comprar.
Tamanho XP e P – nessa fase o bebe usa em torno de 7 a 8 fraldas por dia. Fazendo uma media de 7 fraldas e com uma duração de 10 dias a 3 meses, temos uma média de 565 fraldas. Vale lembrar que vamos utilizar as fraldas de acordo com o peso indicado. Nossa bebe pode já estar usando a M da Huggies, por exemplo, enquanto ainda usa a P da Pampers.
Então, contando RN+XP+P = 645 fraldas.

Tamanho M – a maioria das marcas varia de 6 a 9,5kg. Fazendo uma média de até 9kg aproximadamente, um bebê usaria fralda M durante mais ou menos por 6 meses (dos 4 aos 10). Nessa época o bebe usa em média 6 fraldas por dia. Então, temos uma conta de 1080 fraldas.
Como recebemos muitas fraldinhas de vestir (Pampers Pants) que diz na embalagem durar de 8 até 12kg (tamanho máximo suportado pela fralda G), deixaremos para usá-las na transição entre os tamanhos M e G, e até mesmo junto com a G, pois evita desperdício das fraldas.

Tamanho G – varia entre 9 e 12kg. Pela tabela, uma menina no peso ideal chega a 12kg com quase 2 anos. Fazendo uma média, pra não ter perda, de até 18 meses, teremos 8 meses de fraldas G. Utilizando 5 fraldas por dia, daria uma média de 1200 fraldas.

Tamanho XG – optamos por não pedir nem comprar agora. Acabamos ganhando 2 pacotes. O primeiro é: a validade da fralda; o segundo porém: tem bebê magrinho ou de pernas finas que nem chegam a usar esse tamanho.

De quebra ainda vou comprar as fraldas de pano modernas, que pretendo usar quando a baby for maiorzinha e fizer cocô durinho... Mas isso é assunto pra outro post.

Mudando de assunto rapidinhozinho, como vocês já sabem, estamos indo viajar (tipo assim: agora). Fizemos uma ultima ultra nessa sexta, completando 29 semanas, pra podermos ir bem relaxados. Biscoitinha está divando com seus 1.476kg e 40cm! Continua arrasando com seus fêmures tamanho GG (vai ser comprida essa menina gente).


Boas festas pra todas, assim que eu voltar presse Brazeeel amado eu volto pro brógui também, e claro, dou tooooodas as dicas de enxoval lá na terra do tio Sam (NY pra ser mais exata).

Ps. Barriga cresceu absurdamente essas ultimas semanas!!!!! E mesmo assim, essa semana, sentadinha numa cadeira para prioridade (eram 6 cadeiras e apenas 2 ocupadas) me veio uma senhora (na faixa dos 60 anos): você está bem conservada pra ser idosa, viu?! (fiz que nem o pinguim do Madagascar rs).


Bêjo pra quem aguentou ler esse post até aqui =D

22 comentários:

  1. Q lindoooo, amei a decoração, o chá é algo marcante né...Deus abençoe vcs bjs

    http://futuramommy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito marcante! Não me arrependi, é muito bom ver pessoas queridas celebrando com vc =)
      bjss

      Excluir
  2. Que linda a decoração e tudo super planejado, né? Mto bom!!!
    Uma boa viagem e um Feliz Ano Novo!!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. super planejado em cima da hora hahaha
      sorte que tinham várias mãos me ajudando!
      um lindo 2017 pra vocês também Thata =D

      Excluir
  3. Vai ser Olivia? Acho que perdi essa parte do nome! Adorei ver as fotos do chá. Bjs e feliz 2017!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hihihi marido que escolheu, disse que combinava mais com o sobrenome...
      Ai eu topei, mas teve post não (deveria ter feito...)
      um 2017 incrível pra vc também ♥

      Excluir
  4. amei a decoração!!!!!
    boa viagem que Deus abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Má,
      a viagem foi ótima, já já posto falando dela =)

      Excluir
  5. Oi, biscoitinha está linda. Que linda a festa, adorei a decoração.
    Desejo que o ano de 2017 de vcs seja muito abençoado.
    Beijos
    Ptt (Fiv-Amadurecimento da Alma)
    http://fivamadurecimentodaalma.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nho obrigada... Eu fico aqui só no orgulho hahaha
      Daqui a pouco vcs vão achar que eu sou metida XD
      Feliz 2017 também ♥

      Excluir
  6. Menina, ficou tudo lindo viu, parabéns! ! Mas uma dica kkkkkk eu considerei muito os pesos da baby pelas ultras e o peso dela era sempre médio mas o pé era comprido e o fêmur também, achei que ia nascer um bebê pequeno, tinha muita roupa pequena e nasceu um bebê enorme, mal usou fralda e roupas RN, fralda P usou pouco tempo e tamanho M também, hoje usa G dependendo da marca GG, varia muito, você vai ver na prática kkkkkkkkk mas curta a sua viagem, adorei as fotinhas da biscoitinha. Beijos
    **
    decidisermamae.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah acho que vai acontecer o mesmo por aqui, bebê comprido! Isso se eu aguentar até as 40 semanas né, ta todo mundo dizendo que minha barriga está baixa e que eu sou mt magrinha e não vou conseguir passar das 36 semanas... Ai já viu meu nível de preocupação ¬¬
      bjss

      Excluir
  7. Que chà lindo *--*
    Simplesmente amei!
    Ganhou muita fralda ein! que tudo!!!!!
    Que bebezinha mais fofa <3

    Beijo
    http://www.simplesedoce.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fofo né Lê (olha eu toda me achando kkk)
      acho que tenho fralda pra um ano hahaha
      bjs

      Excluir
  8. Lindo o chá, mas gostaria de ver mais fotos menina tímida! rsrss
    Aqui em Portugal as fraldas não tem tamanho e sim peso, acho que já facilitará minha vida!
    Depois mostra fotos do enxoval feito em NY!

    bjs
    esposaemamae.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode deixar que vou postar tudo do enxoval e do quartinho!
      Eu postei bastante pelo snap, vc tem?
      bjss

      Excluir
    2. Até tenho mas quase nao uso maism, migrei pro instahistory! rs

      Excluir
  9. A biscoitinha ta bem fralda,pelo menos por um tempo é!! No seu caso o chá foi válido!!
    Feliz ano novo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem Luh, o difícil foi arrumas espaço pra guardar tudo XD
      bjs

      Excluir
  10. Vivaaaaa Olívia?! Teve post do nome?! Perdi!!! Parabéns! Lindeza pura!
    Ansiosa pelas dicas d compras international huahuha
    Estou de 15semanas
    Super bjus NOSSO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teve nada hahaha
      não conseguia escolher por um nome e marido foi lá e bateu o martelo, ai ficou! Vou dar dica de tudo, mesmo com dólar alto ainda vale a pena =)
      Vai me mantendo informada, já sabe o sexo?
      bjs pra vocês ♥

      Excluir
    2. Haha sei bem como é... Aconteceu o mesmo aqui.. Mas quem bateu p martelo foi eu hehehe
      Sim.... Agora vem meu Daniel!
      Lucas meu menino vai ganhar seu tão desejado goleiro kkkkkkk
      E vou paquerar somente as Olivias alheias rsrs.... Adoro!
      Bjus NOSSO para VCS

      Excluir