quarta-feira, 25 de maio de 2016

dieta da fertilidade

BOM DJEEEEA Blogosfera! Enquanto a ovulação não vem, vamos falar sobre gordisse. 
eu esperando a ovulação chegar
Como prometido, fiz esse post sobre minha dietinha fértil. Gentem, eu não vim aqui polemizar não, juro! Não sou nutricionista, tudo que fiz foi baseado nas minhas trezentos e setenta e sete mil pesquisas que encontrei pela internet... Mas nada de bancar aloka iludida achando que vai fazer milagre, tá?!

O que encontrei na grande maioria dos locais foi um resumo de que tipo de alimento tem tal tipo de vitamina... Eu sentia falta de algo que explorasse mais a fertilidade, saber como uma dieta funciona e como influencia o meu corpo de acordo com as fases do ciclo. O que comer antes da ovulação, na fase lútea... Queria respostas para as minhas não-perguntas. 

O que vou escrever aqui não vai ter nada de vitamina x, y z... Vou falar única e exclusivamente como esses alimentos influenciam no nosso ciclo menstrual.

 Não, não tem pizza...

Primeiro de tudo: acido fólico. Optei por um polivitamínico para Gestantes. Iniciei com um, gostava. Pesquisando mais, descobri o Materna, da Pfizer. Adorei, ele tem mais concentração de ácido fólico do que os outros no geral. Olha o merchandising aqui gente?! Só por isso acho que deveria ganhar umas caixinhas de brinde... só acho!

Marido toma Vitergan Zinco plus (olha o merchan aqui de novo) + ácido fólico.

O ciclo todo

Tomate – quem é que não gosta desse fruto maravilhoso que combina com quase todas as receitas? Pois ele é mais divo do que parece! O licopeno (presente em grande quantidade no tomate) ajuda na regulação hormonal dos ovários, a melhorar a qualidade dos óvulos e melhora em até 70% a fertilidade masculina. Quando aquecido então, ajuda mais ainda...

Receitinha da tentante aqui: Tomate com pele e sem semente + manjericão + pimenta + pitada de sal (tem gente que coloca açúcar pra quebrar a acidez).
Bater tudo no multiprocessador até virar uma pastinha. Aqueço um pouco. Vai bem como molho para massa, para bruschetta, pra torradinha...

Ovo orgânico – ovo é maravilhoso e a gema é rica em progesterona. Gente, orgânico né?! Nada de comer ovo de galinha abarrotada de hormônio e trancafiada numa gaiola minúscula, com o bico cortado, botando 2 ovos por dia e toda trabalhada na sofrência. Não né... galinhas livres são mais felizes, e galinhas felizes colocam ovos com maior quantidade nutricional! Foca na qualidade.

Como um ovo (frito, cozido ou mexido) quase todos os dias.

Leite integral e derivados – aumenta a taxa de fertilidade na mulher pois estimula a ovulação. Dizem por ai que as grandes consumidoras tem mais facilidade para ter gêmeos. Além disso, ele é rico em progesterona (beijinho no ombro pras inimigas da fase lútea).

Eu bebo um copo de leite integral por dia e algum potinho de iogurte. Consumo manteiga e queijos no geral.

Nozes– mantém o equilíbrio estrogênio x progesterona. Um punhadinho por dia já resolve.

Frutas + legumes + verduras- o tempo todo, toda hora e pra sempre. Nem preciso dizer nada né? É pra vida...

Fase folicular

Soja orgânica - é ótima para estimular a ovulação e para ajudar no crescimento do endométrio na fase folicular. A soja (ou a isoflavona, presente na soja) induz a produção de estrogênio no corpo. Deve ser consumida bem no início do ciclo e em PEQUENAS quantidades. Cuidado gentem, se consumida em excesso, pode ter o resultado oposto, pois acaba diminuindo os níveis de LH e de FSH. A soja é só pra nós, mulherada, clube da Luluzinha...

Aqui consumo os grãos hidratados, mas também há opção dos sucos a base de soja.
Receitinha: Grãos de soja já hidratados + cebolinha picada + azeitona + alho poró + ovo + tomate em pedaços + pitada de sal e pimenta. Fica ó, uma delicinha!

Farinha de Linhaça – aumenta a produção de muco cervical... Olha o eggwhite ai gente!!! A farinha é mais bem absorvida do que a semente. Na verdade a linhaça é maravilhosa e pode ser consumida o ciclo todo, especialmente antes da ovulação.

Fase lútea

Acho que vocês já ouviram falar do truque do abacaxi né?! Pois é, não faço. É muito ácido, minha boca fica toda rachada. Eu e o abacaxi não somos amigos. Até tentei, não rolou. Abandonei o abacaxi da minha vida.  

Gatorade + água de coco - ajudam a repor os nutrientes do corpo!

A gelatina contém colágeno. Dizem que ajuda na implantação do embrião. Esse ciclo vou comprar cápsulas de gelatina, já que o colágeno é mais concentrado.

o que não pode...

Evitar: álcool em excesso, cigarro, café...

O que era vício e eu fui diminuindo: o sal. AMO. Principalmente aqueles condimentos prontos rycos em sódio. Pois é, esse senhor atrapalha a ovulação! Se a mulher tem pressão alta então, pior ainda. O que estamos fazendo? Sal rosa do Himalaia! Usamos sal light em menores quantidades que antigamente no cozimento das refeições do dia a dia como arroz, feijão,... e o do Himalaia para salpicar na comida e temperar, juntamente com o limão, peixes e frangos por exemplo. A quantidade de sódio concentrada é menor, e possui maior quantidade de potássio e magnésio.

Polemizando sem querer polemizar: aqui em casa não consumimos carnes vermelhas, ou seja, não comemos mamíferos. Parei de comer ainda criancinha, por vontade própria, enlouquecendo minha mãe, que não deixou de forma alguma tirar o peixe e o frango da dieta... e eles estão ai presentes até hoje (em poucas quantidades, juro). O marido acabou se acostumando. Porém, em qualquer consumo de origem animal, damos preferência a produtos orgânicos, é menos sofrido. Não estou fazendo nenhum tipo de apologia, masssss li por ai que carne vermelha em excesso não é amiga da fertilidade não! Já pode cancelar o churrasco do feriado...

Mudando de assunto nesse post que já é quase um testamento: quem viu o congresso “Nascer Melhor 2”? Tô apaixonada, vi algumas palestras, encantei!


Bom feriado procês!

18 comentários:

  1. Dessa lista aí eu só tomo o AF e leite integral.Tava comendo linhaça,mais parei.Não sigo nenhuma dieta,ou melhor não sou boa pra seguir dieta,já que não gosto de comer a mesma coisa todo dia,maaaas,estou pensando seriamente em incluir os alimentos ricos em vitaminas na minha alimentação.Não bebo,não fumo porém adoro um cafezinho.Adorei o post ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso ai Luh... Inclui alimentos vitaminados pra já ir preparando o forninho =D

      Excluir
  2. Sem querer polemizar, já polemizando também, talvez seja melhor rever esta dosagem do ácido fólico:http://www.jhsph.edu/news/news-releases/2016/too-much-folate-in-pregnant-women-increases-risk-for-autism-study-suggests.html

    Converse com a nossa super médica, porque eu, aqui em terras distantes, não sei o que ela achou/acha desta pesquisa recém-saída do forno científico.
    BJs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ártemis, para fazer mal a dosagem teria que ser muuuuito alta, como o próprio artigo diz. No polivitamino materna a dosagem não é tão alta assim (fora que ainda tem que considerar que algumas mulheres podem ter a mutação MTHFR não diagnosticada ainda e esta mutação diminui a absorção do acido fólico...)

      bjs

      Excluir
    2. Achei tensa essa pesquisa porque eu, como tentante há três anos e meio, venho consumindo ácido fólico sem interrupção nesse período. Podiam traduzir essa medida: nanomole é o quê? Por outro lado, eu tenho uma mutação da MTHFR, o que pode reduzir minha absorção, como a mom falou.

      Excluir
    3. Oi meninas,
      Então, eu já tinha lido isso, mas a quantidade no Materna não é tãaao grande assim (1mg)... quando tomava meu antigo polivitamínico (ele tinha menos de 0,4mg de AF) a GO maravilha pediu pra complementar, então optei por procurar outro e encontrei o Materna... Logo depois surgiu essa pesquisa! Como o positivo ainda não veio, não estou muito preocupada, mas assim que estiver biscoitinho no forno, vou perguntar pra ela e digo pra vcs =)

      Excluir
  3. eu tbm nao sou amiga do abacaxi
    pensa na tristeza da pessoa qdo descobriu que el ajuda na implanataçao e eu nao podia consumir rsrsrs
    otimo post ...acho que vc merece varias caixinhas de brinde ,fez propaganda ne kkkk
    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juro que foi brincadeira, mas que seria ótimo, seria né hahaha

      Excluir
  4. kkkk amei as propagandas, este ciclo só estou usando o ac. fólico, uso um chamado dtn Fol e me dou super bem com ele. Desandei um pouco nos doces, mas não bebo e não fumo, tô cuidando tb do colesterol que subiu loucamente nos ultimos meses.
    Amei as dicas.
    Bjus

    ResponderExcluir
  5. Em resumo... dieta balanceada... rs... Brincadeiras à parte, adorei ver alguém que defende o leite integral... amo leite... sou praticamente uma bezerra :)
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aeeee mais uma defensora do leite integraaal!!! Toca aquiiii o/ \o

      Excluir
  6. Super curti as dicas, estava com medo de ser uma coisa mega radical! Aqui em casa só consumo ovo orgânico, mas não como tanto assim, vou ver se aumento o consumo. Não tomo leite, não gosto mesmo, mas consumo queijo e derivados. Farinha de linhaça eu consumo de vez em quando (esqueço de comprar...), mas soja eu nunca compro porque é transgênica, hehe. O café é que é difícil pra mim, eu passei a fazer em casa só descafeinado e agora nem faço mais café em casa. Tomo no trabalho só quando estou com muito sono, tenho reduzido bastante, tomava de 3 a 4 por dia e agora só tomo um, quando tomo. Mas é difícil, porque amo... O abacaxi eu já usei muito, mas, como não adiantou, eu desisti de ficar nessa neurose do abacaxi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahh meu marido também reduziu o café... 2 por dia só, e um deles descafeinado!
      e eu dei uma relaxada esse ciclo, nem consumi a soja... Deve ser por isso que nesse ciclo estou com menos folículos hahaha

      Excluir
  7. Oi, conheci seu blog hoje e já tô adorando! Tenho ovários policisticos e resolvi compartilhar, minha nutricionista recomendou Maca Peruana (acha em casa de produtos naturais) tem diversos beneficios, dá uma lida... Tomo também dois chás, de unah de gato e uxi amarelo, Tenagzinho de cada dia, e metformina x) Játo te seguindo no snap! Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha Oi Priscila!!! Já ouvi falar dos 3 chás mas não cheguei a tomar nenhum! Nossa, Tenag eterno kkkk mas não sei se ele ajudou mt por essas bandas não... Boa sorte com o positivo =)

      Excluir