quarta-feira, 25 de maio de 2016

dieta da fertilidade

BOM DJEEEEA Blogosfera! Enquanto a ovulação não vem, vamos falar sobre gordisse. 
eu esperando a ovulação chegar
Como prometido, fiz esse post sobre minha dietinha fértil. Gentem, eu não vim aqui polemizar não, juro! Não sou nutricionista, tudo que fiz foi baseado nas minhas trezentos e setenta e sete mil pesquisas que encontrei pela internet... Mas nada de bancar aloka iludida achando que vai fazer milagre, tá?!

O que encontrei na grande maioria dos locais foi um resumo de que tipo de alimento tem tal tipo de vitamina... Eu sentia falta de algo que explorasse mais a fertilidade, saber como uma dieta funciona e como influencia o meu corpo de acordo com as fases do ciclo. O que comer antes da ovulação, na fase lútea... Queria respostas para as minhas não-perguntas. 

O que vou escrever aqui não vai ter nada de vitamina x, y z... Vou falar única e exclusivamente como esses alimentos influenciam no nosso ciclo menstrual.

 Não, não tem pizza...

Primeiro de tudo: acido fólico. Optei por um polivitamínico para Gestantes. Iniciei com um, gostava. Pesquisando mais, descobri o Materna, da Pfizer. Adorei, ele tem mais concentração de ácido fólico do que os outros no geral. Olha o merchandising aqui gente?! Só por isso acho que deveria ganhar umas caixinhas de brinde... só acho!

Marido toma Vitergan Zinco plus (olha o merchan aqui de novo) + ácido fólico.

O ciclo todo

Tomate – quem é que não gosta desse fruto maravilhoso que combina com quase todas as receitas? Pois ele é mais divo do que parece! O licopeno (presente em grande quantidade no tomate) ajuda na regulação hormonal dos ovários, a melhorar a qualidade dos óvulos e melhora em até 70% a fertilidade masculina. Quando aquecido então, ajuda mais ainda...

Receitinha da tentante aqui: Tomate com pele e sem semente + manjericão + pimenta + pitada de sal (tem gente que coloca açúcar pra quebrar a acidez).
Bater tudo no multiprocessador até virar uma pastinha. Aqueço um pouco. Vai bem como molho para massa, para bruschetta, pra torradinha...

Ovo orgânico – ovo é maravilhoso e a gema é rica em progesterona. Gente, orgânico né?! Nada de comer ovo de galinha abarrotada de hormônio e trancafiada numa gaiola minúscula, com o bico cortado, botando 2 ovos por dia e toda trabalhada na sofrência. Não né... galinhas livres são mais felizes, e galinhas felizes colocam ovos com maior quantidade nutricional! Foca na qualidade.

Como um ovo (frito, cozido ou mexido) quase todos os dias.

Leite integral e derivados – aumenta a taxa de fertilidade na mulher pois estimula a ovulação. Dizem por ai que as grandes consumidoras tem mais facilidade para ter gêmeos. Além disso, ele é rico em progesterona (beijinho no ombro pras inimigas da fase lútea).

Eu bebo um copo de leite integral por dia e algum potinho de iogurte. Consumo manteiga e queijos no geral.

Nozes– mantém o equilíbrio estrogênio x progesterona. Um punhadinho por dia já resolve.

Frutas + legumes + verduras- o tempo todo, toda hora e pra sempre. Nem preciso dizer nada né? É pra vida...

Fase folicular

Soja orgânica - é ótima para estimular a ovulação e para ajudar no crescimento do endométrio na fase folicular. A soja (ou a isoflavona, presente na soja) induz a produção de estrogênio no corpo. Deve ser consumida bem no início do ciclo e em PEQUENAS quantidades. Cuidado gentem, se consumida em excesso, pode ter o resultado oposto, pois acaba diminuindo os níveis de LH e de FSH. A soja é só pra nós, mulherada, clube da Luluzinha...

Aqui consumo os grãos hidratados, mas também há opção dos sucos a base de soja.
Receitinha: Grãos de soja já hidratados + cebolinha picada + azeitona + alho poró + ovo + tomate em pedaços + pitada de sal e pimenta. Fica ó, uma delicinha!

Farinha de Linhaça – aumenta a produção de muco cervical... Olha o eggwhite ai gente!!! A farinha é mais bem absorvida do que a semente. Na verdade a linhaça é maravilhosa e pode ser consumida o ciclo todo, especialmente antes da ovulação.

Fase lútea

Acho que vocês já ouviram falar do truque do abacaxi né?! Pois é, não faço. É muito ácido, minha boca fica toda rachada. Eu e o abacaxi não somos amigos. Até tentei, não rolou. Abandonei o abacaxi da minha vida.  

Gatorade + água de coco - ajudam a repor os nutrientes do corpo!

A gelatina contém colágeno. Dizem que ajuda na implantação do embrião. Esse ciclo vou comprar cápsulas de gelatina, já que o colágeno é mais concentrado.

o que não pode...

Evitar: álcool em excesso, cigarro, café...

O que era vício e eu fui diminuindo: o sal. AMO. Principalmente aqueles condimentos prontos rycos em sódio. Pois é, esse senhor atrapalha a ovulação! Se a mulher tem pressão alta então, pior ainda. O que estamos fazendo? Sal rosa do Himalaia! Usamos sal light em menores quantidades que antigamente no cozimento das refeições do dia a dia como arroz, feijão,... e o do Himalaia para salpicar na comida e temperar, juntamente com o limão, peixes e frangos por exemplo. A quantidade de sódio concentrada é menor, e possui maior quantidade de potássio e magnésio.

Polemizando sem querer polemizar: aqui em casa não consumimos carnes vermelhas, ou seja, não comemos mamíferos. Parei de comer ainda criancinha, por vontade própria, enlouquecendo minha mãe, que não deixou de forma alguma tirar o peixe e o frango da dieta... e eles estão ai presentes até hoje (em poucas quantidades, juro). O marido acabou se acostumando. Porém, em qualquer consumo de origem animal, damos preferência a produtos orgânicos, é menos sofrido. Não estou fazendo nenhum tipo de apologia, masssss li por ai que carne vermelha em excesso não é amiga da fertilidade não! Já pode cancelar o churrasco do feriado...

Mudando de assunto nesse post que já é quase um testamento: quem viu o congresso “Nascer Melhor 2”? Tô apaixonada, vi algumas palestras, encantei!


Bom feriado procês!

quinta-feira, 19 de maio de 2016

recomponha-se mulher, recomponha-se

Quarta feira de manhã: e ai sua temperatura basal despenca e acaba com aquele seu 0.01% de esperança que ainda existia lá no fundo do seu coração. Pronto, é o suficiente para surgirem aqueles 5 minutos de desespero, em que vc pensa em se jogar no chão e gritar ‘Why God, why?’, como se isso fosse solucionar seu problema ou diminuir sua dor.

             Chapolin resumindo minhas 3 ovulações perdidas


Até que vem a sua consciência e te dá um sacolejão: Recomponha-se mulher, RECOMPONHA-SE!

E ai vc junta seus caquinhos, cola tudo meio cagado mesmo com aquele super bonder que tá lá na geladeira há uns 5 meses e sai, sorrindo, diva, pronta pra outra.

E ai, na hora do almoço, vc vai fazer xixi. E ai vc vê um spotting. E ai vc bate 3 palminhas, uma para cada sílaba da palavra que resume sua felicidade do momento:

C L O – M I – D J E E E E E E

 Acho incrível essa nossa capacidade de superação. Tentante é um bichim que merece ser estudado. Chora de tristeza por Miss Red, mas se enche de esperanças quando ela chega, vai entender...

Em poucas horas esse spotting se transformou em Miss Red, que veio em forma de cachoeira. Como precisava tirar o atraso na academia, fiz tudo aquilo que não pude fazer na fase lútea. Prestenção blogosfera: pular corda menstruada nível hard não é de Deus não!!!!! Mas temos que aproveitar né, já já essa fase lútea volta e teremos que encerrar as atividades... 
Enquanto meu biscoitinho não vem, vamos assuntar sobre esse meu último ciclo. Vai que uma nova tentante desesperada cai aqui de paraquedas? Simbora ajudar...

Vida de tentante

Mucos
Creamy – watery – eggwhite – creamy.
Simples assim. Até dispensamos o Conceive Plus quando a quantidade de muco era abundante. Taí uma foto bem nojenta com meu eggzão transparente 2 dias antes das ovulações!

Temperatura basal
Esse ciclo eu troquei da oral para a vaginal. Na verdade estava medindo as duas simultaneamente. Visão do inferno!
O principal motivo da troca foi meu nariz entupido. Grande parte das noites acabo respirando pela boca, mesmo usando descongestionantes fortes antes de dormir. 
A temperatura vaginal se manteve bem constante no geral, enquanto a oral estava completamente fora da casinha. A diferença entre elas era de aproximadamente 0.3°C. A temperatura marcada nesse gráfico foi a vaginal.


Testes de ovulação
Como vocês já sabem, usei tanto os TOs do xixi quanto o microscópio com a saliva. Bateu certinho. A saliva era colhida pela manhã, em jejum, e vista no final da tarde. Os TOs de tirinha (ou OPK) eram feitos quando eu chegava em casa, final da tarde, sempre após 3 horas segurando o xixi.


Clomid e Us seriadas
Esse foi meu primeiro ciclo com o Clomid 50mg. Usei do 2 ao 6 dia do ciclo e ovulei duplamente no 14 dc. Por sinal, reclamei um pouquinho dele da última vez mas, mesmo com seus contras, ele tem suas vantagens, que são maravilhosas e vão além da ovulação: libido nas alturas, bastante muco eggwhite, ciclo reguladinho, fase lútea de 14 dias... Só amor

Fiz as ultrassonografias no 13, 15 e 17dc. Achei super importante acompanhar pra ver a reação do meu corpo ao remédio e a confirmação da ovulação. Repetirei a dose esse ciclo.

Semana que vem volto com o post da dietinha, que já está no forninho =D

segunda-feira, 16 de maio de 2016

Welcome to Limbo Land

Isso mesmo blogosfera, Big Fat Negative (BFN) no 12dpo.

Depois de muito encucamento por meu gráfico permanecer estático, linear, sem nenhuma alteração que significasse uma implantação, já estava pensando: coisa boa não pode ser. Num guentei e fiz o teste ontem, no 12dpo, daqueles One Step bem sensíveis, que vem com conchavo com Mãe Dináh, ou seja, não tem erro! Deu negativo, desencanamos. Não era hora do biscoitinho, não era nossa vez.


‘Sinta a dor. Abrace-a. Descarte-a. ’ E assim foram meus 15 minutos de sofrência. E só. Nada de choradeira, nada de pânico, nada de lamentações. Aqui nós não trabalhamos com ‘sinto muito’. Depois disso, bola pra frente, novo ciclo vai começar, contagem regressiva pro Réveillon!



                   Não, não teve isso

Após BFN, saí com o marido pra comprar os itens da dietinha pré-ovulatória. Eu, com make intacta pós festa do dia anterior (daquelas que não saem nem com reza braba), um vestidinho qualquer e chinelo.

Eis que surge na cabeça do moço:  chu, vamos tomar um chopp e comer alguma coisa? Tanto tempo que a gente não faz isso, né????

Eu:  mas mô, tô vestida de 3 dimensões: rosto de festa, vestidinho de dia a dia e chinelo de 'tô em casa'.

Nem preciso terminar a conversa pq vcs já sacaram o que aconteceu, né? Isso mesmo, modelito 3D no meio do restaurante. Minha fama deve tá ó, coisa de outro mundo!


eu sendo brega

Teve chopp, teve festa de niver do meu gato, teve fofoca na casa da vizinha até tarde... E teve conversa séria com marido (mentira, a gente nunca consegue ser mt sério): onde será que erramos?

1-       Eu dei ALOKA e decidi namorar todos os dias do PF, pra ganhar ‘High Score’ no Intercourse Timing do Fertility Friend. Ignorei os 2% de Kruger, crente que tava ABAFANDO. Iludida.

2-       Os peixinhos saíram em pouca quantidade e super aguadinhos. Tadinhos. Olha eu boicotando nossas tentativas.

3-       Nosso próximo ciclo será todo trabalhado no ‘2 em 2 dias’. Exceto no PF, em que aumentaremos para dia sim dia não. Os peixinhos estarão mais fortalecidos.

4-       Seguiremos a dieta pré e pós ovulatória. Vai que, né?!


Pois é, fizemos o possível, mas os peixinhos não nadaram. Quedê a Dori, pra dar uma aula pros amigos??? Pra achar a solução, continue a nadar! Ah, nem a Dory tá aqui, PQ ELA CONTINUOU NADANDO, ouviram peixinhos?????

Esses peixinhos acham o que? Que meu útero é área de lazer pra ficar brincando de mini golfe enquanto deveriam estar lá, procurando meus óvulos? Próximo ciclo vai ter fecundação! E vou botar esses embriões pra trabalhar! Podem chamar o conselho tutelar, vai ter trabalho infantil sim!!!!

Enquanto nada acontece, vamos fazer um brinde a nós, as não grávidas, que temos a esperança como melhor amiga e vivemos na vila dos limbos, o lugar mais cheio de apoio que poderia existir!

Um bêjo bem Shakespeareano pra nós, guerreiras: “Se não foi hoje amanhã será. Se não for amanhã, um dia à de ser. A paciência é uma das maiores virtudes do ser humano, tenha calma, e espere sua vez de vencer… O mundo dá voltas, aqui você cai, logo ali se levanta.”

Oremos por Miss Red...

terça-feira, 10 de maio de 2016

fase Lútea: não sei lidar

Essa coisa de fase lútea é uó, né não blogosfera?

Sexta feira fiz minha terceira Us seriada. O terceirinho tava de birra e ainda não havia rompido, mas já estava com 23mm... A médica explicou que ele poderia tanto se romper em breve como poderia regredir, e, se eu quisesse saber o que de fato aconteceu com ele, poderia voltar na segunda feira.

Domingo senti bastante cólica no lado direito, justamente onde meus 3 folículos dominantes estavam. Fiquei naquela dúvida se era o terceirinho dando o ar da graça ou se era alguma coisa muito ruim.

Acabamos optando por não fazer a quarta ultrassonografia, e o principal motivo foi: se não der certo, preferimos pensar que foram 2 óvulos, não 3 (vamos combinar que perder 3 chances é pior do que perder 2). 

Só que o alienado do meu marido (desculpa ae mô) estava com medo de qualquer possibilidade de trigêmeos, que cogitou não namorar mais! Vê se pode blogosfera?!

PESSOA INOCENTE, PESSOA ILUDIDA!

Tá achando que é simples... Tadinho! Pessoa de muita fé, mas a gente perdoa, pq né... Óbvio que ele mudou de ideia rapidinho!

Hoje estou no 7dpo, minha temperatura basal está nas alturas, mas só subiu significativamente dois dias após a ovulação, só pra me deixar encucada!

Não sei ainda quanto tempo vou aguentar sem xixizar em algum teste. Confesso que tá rolando um medo braaaabo. Horas uma super esperança por biscoito e horas nenhuma. NE-NHU-MA mesmo.


E temos uma festa sábado, por sinal, se liguem na trollação do universo: todos os nossos amigos decidiram ser concebidos no inverno! Ou seja, estamos há um mês tendo festas de aniversário todos os finais de semana! E em cada ocasião eu invento uma desculpa nova para 'não beber'... Não aguento mais as pessoas me perguntando se eu estou grávida! E pelo visto esse sábado vai ser a mesma coisa. Me salva biscoitinho, ou daqui a pouco vou partir pra grosseria!

Da série: plantando a semente da discórdia...
Pergunta de novo se eu estou grávida? PERGUNTA??
Mudando de assunto:
Marido tá de implicância com minha malhação! Vê se pode isso?! Tá certo que eu pulava corda e corria... Mas excluí esses exercícios de maior impacto e agora só tô ali na musculação leve, praticamente fazendo figuração na academia!!!

E agora, o que fazer na fase lútea? Vida normal ou repouso? Exercício atrapalha na implantação? Como conseguir pensar em outra coisa? Essa sexta, no Globo Repórter...

Ps. Desculpem o mau humor, é que ainda não aprendi a lidar com essa tal de fase lútea...

quarta-feira, 4 de maio de 2016

Festa no Limbo

Abram os champs, pq cheguei pra dar notícia boa: O V U L E I !!!!!
Vai ter festa no Limbo!!! E tem coxinha!!!! Vem todo mundo...


Depois de um chá de cadeira na sala de espera, fiz hoje a segunda US seriada. Meus 2 maiores folículos romperam, inclusive o de 30mm!!!! UHUUUUUL

Mas pera que a zoeira aqui não tem limites: a médica jurou de pés juntos que meu terceiro folículo vai romper amanhã ou sexta! Ou seja, 3 óvulos!!

Isso mesmo gente... Eu não fazia ideia de que poderíamos ovular em dias diferentes no mesmo ciclo. Achava que a ovulação múltipla acontecia sempre no mesmo dia, com no máximo diferença de horas... e não de até 4 dias!!! Meus ovários tiraram o atraso depois de meses hibernando!

Ah, consegui saber a espessura do meu endométrio: está com 7.2mm, não está tãaao lindo, mas ainda vai aumentar... Acho que a médica não quis me contar na segunda pq ele estava menor ainda  (é, acho que ela não é tão terrorista assim)! Lá vou eu de novo com a dietinha da fertilidade pra ver se ajudo esse meu amigo a me ajudar!

Sexta ou sábado pela manhã faço a última US pra conferir se esse terceiro folículo rompeu mesmo!

Pelo visto, se der tudo certo, não vai ter biscoitinho não, vai ter uma fornada completa (aquele momento todo trabalhado na esperança)!!!!

Minha temperatura basal ainda não aumentou, acho que está esperando o terceirinho dar o ar da graça! Meu muco já voltou a ser creamy, meu colo do útero ainda está aberto, porém mais firme e ontem meu TO deu positivo de novo, e ultra forte!

Agora vou curtir minhas ovulações, enquanto o marido se descabela com a remota possibilidade de trigêmeos...
Ovários: vocês estão de parabéns!
Ps. Hoje fui uma das primeiras a saber que uma grande amiga conseguiu o positivo dela =)
Alegria reinando!

segunda-feira, 2 de maio de 2016

a terrorista da ultrassonografia

E ai blogosfera, como andam sendo trolladas pela vida?

Hoje eu fui lá tirar umas fotos dos meus ovários pra colocar na estante da sala... Coisa básica!

Entrei na salinha já explicando que estava no 13dc (dia do ciclo) e que tinha feito uso do Clomid do segundo ao sexto dia.

Médica:  ih, vc já tá ovulando...

Eu, esboçando meu sorriso mais sincero:  JUUUUURA?

Médica:  ihhhh tá não! Quer dizer... Tem um aqui de 30mm, já passou do ponto, esse não eclode mais! Mas tem um aqui de 21mm e um de 18, vai quê...
vc tá ovulando!!! Ah não, péra...
Pronto, pânico instaurado!

Já mandei uma voz de desespero:  AI DELS JURA? Pode ser que eu não ovule???

Médica:  Pode, claro. Sua G.O. já te falou sobre o Ovidrel? Ele ajuda a romper os folículos... pq isso daqui, sei não ein!

Eu:  e meu endométrio?

Médica:  vai bem! (só faltou o: obrigada, quer mandar um bêjo pra ele?)

Eu:  mas e a espessur...

Médica, me cortando:  Mas meniiiina quantas varizes pélvicas que cê tem ein... Isso aqui num é bom não, vai te atrapalhar pra caramba...

Eu: mas o endo... (mentalmente estava: Ô minha filha, foca no endométrio, foca no endoméeeeeeetrio)

Médica continuando a me cortar:  Mas ein, muitas varizes, MUITAS VARIZES, MOOOUUIIITAAAS VARIZEEEES (é pra ler em slow motion pra dar uma agregada de valor, né)... Treina amanhã e volta na quarta pra gente ver se esse folículo de 21mm rompeu. Bêjo, tchau.

Ok, eu já sei que sou a rainha das varizes...

Sai de lá atropelada por um caminhão, toda trapalhada na tristeza e destruição. Tinha certeza que não iria dar certo, que eu sofria de LUF (síndrome do folículo não roto – onde vc tem todos os sintomas de ovulação, mas o óvulo não consegue se romper). Poxa, logo depois de ter passado sábado e domingo distribuindo eggwhite! Vai entender essa trollação...

Num guentei não. Fui chorar pitangas pro google e li em mais de 504324 blogs e meio que, com o uso do indutor, os folículos costumam crescer mais do que o normal, podendo romper com até 35mm. Ou seja, ainda há esperanças.

Ô médicaaaammm que não sei o nome, vc têm que se empoderar, mulher!

Como hoje o dia foi pra lá de confuso, cheguei em casa tarde, segurando o xixi há horas, parecia uma contorcionista... Isso tudo pra poder xixizar no palitinho do teste de ovulação! E adivinhem????

DEU POSITIVO!!!! JUNTO COM A SAMAMBAIA!



Em 7 meses de tentativa, eu disse SETE meses, Nunca, NUNQUINHA, consegui um positivo com o T.O. do xixi! Voltei a ser feliz...

Eu acredito nos meus bichim... vou ovular sim!!!!! Se preparem pq na quarta meus folículos vão dar um slap nessa médica! E com requintes de crueldade. . .


Bêjo da Rainha das Varizes